De Alberto Manguel em À mesa com o chapeleiro maluco:
- O leitor ideal não segue uma história: participa dela.
- O leitor ideal é um leitor cumulativo: sempre que lê um livro, ele acrescenta uma nova camada de lembranças à narrativa.
- Depois de fechar o livro, o leitor ideal sente que se não o tivesse lido o mundo seria mais pobre.
Quantas não são as histórias lidas em que éramos os protagonistas e sofremos as desventuras e alegramo-nos nas vitórias como se fossem todas nossas também?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Qual sua personagem favorita? II
O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...
-
O silêncio celebrado no filme O artista , de Michel Hazanavicius, reaqueceu a lembrança de um ...
-
Guardamos memórias em fotos, cartas, objetos, mas, o tempo, este inexorável amigo, corrói, deteriora. As retinas, no entanto, vêm em socorro...
-
"O que ocorre, de fato, é que, quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho não vejo o mundo...
Quando estamos fazendo uma leitura interessante é como se nos reportássemos a tal lugar ou circunstâncias contidas no livro. É como se fosse uma aventura, uma simbiose, uma cumplicidade entre autor e leitor.
ResponderExcluirAbraço,
Elisabeth
Nada melhor do que isso para relaxar, não? Gosto de mergulhar numa boa história para descansar a mente. Bjs.
ResponderExcluirProf. Stella,
Excluirquero fazer um pedido: você teria algum material do romance "O feijão e o Sonho" de Origenes Lessa? Poderia nos presentear?
bjs,
Elisabeth Pinto
Adorei a sugestão. Este livro do Orígenes Lessa foi um dos primeiros que li. Aguarde o texto. Bjs.
ExcluirAh sim, outra sugestão que eu iria pedir antes e esqueci-me. Se puder e tiver algum material sobre "Gabriela" de Jorge Amado. Tenho assistido pela televisão, e há também um conteúdo muito interessante a ser explorado.
ExcluirBjs no coração.
Elisabeth