sexta-feira, 29 de março de 2019

A verdade de si

Não é fácil analisar-se. A literatura, ao longo dos anos, me tem ajudado. Sou muitas e, ás vezes, nenhuma. Reconheço-me em um sorriso, em um olhar, em uma frase, em uma página. Não me vejo sem ser neste outro, que inúmeras vezes me julga. Há escritores que me agitam interiormente e me pressionam. Oscar Wilde sempre foi um destes. Contestando e inspirando.
A verdade de si? Minha missão neste mundo? Deus sabe. Eu busco caminhar na letra, às apalpadelas, por entre risos e lágrimas, sucessos e fracassos.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Hoje, para mim

Ser tolerante consigo mesmo não é fácil. Talvez seja mais complexo do que ser om o outro. Cansamo-nos de nós mesmos om uma facilidade atroz. Indulgência... é o que precisamos. Paciência com os erros e poucos acertos. Caridade nos tropeços. Esperança na vontade.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Foucault, once more

What strikes me is the fact that in our society, art has become something which is only related to objects, and not to individuals, or to life. 

Foucault on a rainy day

Discipline may be identified neither with an institution nor with an apparatus; it is a type of power, a modality for its exercise, comprising a whole set of instruments, techniques, procedures, levels of application, targets; it is a 'physics' or 'anatomy' of power, a technology.
Read more at: https://www.brainyquote.com/authors/michel_foucault

Wilde, lúcido

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Zygmunt Bauman, hoje.

Há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz. Um é segurança e o outro é a liberdade. Você não consegue ser feliz, você não consegue ter uma vida digna na ausência de um deles, certo?

Segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é um completo caos, incapacidade de fazer nada, planejar nada, nem mesmo sonhar com isso. Então você precisa dos dois.

terça-feira, 12 de março de 2019

Para hoje: Santo Agostinho

  • Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.  
  • Não basta fazer coisas boas - é preciso fazê-las bem.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Edgar Morin, lúcido.

"...compreender não só aos outros como a si mesmo, a necessidade de se autoexaminar, de analisar a autojustificação, pois o mundo está cada vez mais devastado pela incompreensão, que é o câncer do relacionamento entre seres humanos."

Poe, hoje

Tudo o que vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho.
Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aos que sonham apenas pela noite.
Disse o Corvo, “Nunca mais.”

quarta-feira, 6 de março de 2019

Caminheiro II

Enxugo o suor do rosto cansado.
Afrouxo o passo.
desato os nós dos sapatos.
Vida renhida...
Suave e sofrida.
Não deixa descansar da lida.

Sacode a poeira, Caminheiro.
Para não que a noite chega...

Mr Vertigo, Paul Auster

Paul Auster surpreende mais uma vez. A linguagem empregada em Mr Vertigo lembra mim a de Salinger em O apanhador no campo de centeio. Seu Walt é cínico, rude e, encantadoramente, humano.
Leitura imperdível.

Qual sua personagem favorita? II

O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...