segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mario Vargas Llosa, lúcido

“A boa literatura mantém viva a consciência crítica de uma sociedade.”

Um bom amigo chamou-me a atenção, certa vez, para o efeito curativo do texto literário. Ou deveria, agora eu usar o termo 'paliativo', cujo sentido abrangente me foi elucidado por Leo Pessini. Palium era um manto usado para proteger peregrinos das intempéries. O texto literário nos protege de um real que se quer permanentemente definido, não deixando margens para o 'e se?' E se fosse diferente?; e se eu não tivesse medo?; e se eu me expressasse melhor?.
Vivemos de mudanças, de ajustes, de conversões.=; de começos e recomeços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua personagem favorita? II

O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...