quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Impressionismo III

     A cor azul que, em seu conceito básico, evoca traquilidade e harmonia, presentes simbolicamente na água e no céu, tomou com os impressionistas fonte de energia. Os fortes e irregulares borrões da cor vistos à distância se fundiam dando formas definidas e encantadoras às paisagens do dia-a-dia. Os contornos diluídos provocam uma vibração interior àquele amante da arte.
     De maneira intencional, Rubén Darío escolheu Azul como título de sua coletânea de contos. A cada leitura - assim como a cada incidência de luz - sentimentos diversos são trazidos à mente do leitor. O reflexo das palavras sobre o leitor tem efeito similar ao reflexo das pinceladas curtas sobre a superfície dos objetos. A cor salta aos olhos do leitor de Azul tal qual uma tela de Monet.

2 comentários:

  1. Parece que os pintores e poetas tinham conhecimento da forte influência que as cores exercem nos ambientes, objetos, na compreensão dos significados. As cores, por exemplo, dependendo da tonalidade tem o efeito de aquecer, de tornar frio um ambiente, de indicar alegria, tristeza ...

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  2. É isso, Beth. Estas relações que os artistas estabelecerma entre si- quer intencionalmente ou não -são além de intrigantes, saborosas. Bjs.

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