sábado, 1 de setembro de 2012

Jane, Oscar e eu

"O século XIX gerou artistas singulares que selaram seus destinos em textos provocantes, sempre à procura de respostas e ousando formular curiosas perguntas. Como você, Jane Austen, conseguiu se destacar em uma sociedade predominantemente masculina?"

"A jovem parece estar me entrevistando, Oscar. Deveríamos conversar informalmente."

"Deixe-a, Jane. Os encontros com você sempre evocam questões nos leitores e admiradores. Gostaria também de saber sua resposta."

"Desculpem-me. É a empolgação."

"Ora, deixe disso. A verdade é que o Sr. Wilde diverte-se quando a atenção se volta para mim e coro como uma adolescente."

"Ah, deveras."

"Sinto tê-la ofendido."

"Você não me ofendeu, querida. Não foi nada fácil. Espíritos livres que se recusam a perpetuar convenções que limitavam a força imaginativa e criadora enfrentaram consequências sem, contudo, nutrir arrependimento algum. Minhas histórias estão recheadas de romantismo com aquele toque indagador acerca do papel da mulher, sempre submissa e dependente de imperativo casamento para plena realização pessoal e social. Oscar, você como ninguém enfrentou os que chamou de filisteus quando do lançamento de sua Salomé."

"Uma mulher que despiu-se dos receios e vestiu-se de sedução, dançando para a morte. Uma ousadia que me custou diversas explicações e a publicação em língua francesa como repúdio às críticas sem sentido."

"Eu amava a letra e queria viver dela, com ela. Foi um caminho árduo,mas válido em cada instante."

"E para você, Sr. Wilde?"

"Oscar, por favor. Vivi na arte e pela arte. Não saberia ter vivido de outra forma. Imaginei cada passo como se imagina e escolhe a frase ideal a ser dita por cada personagem. Espero, agora, sua Ode à literatura. Jane e eu a convidamos  para  um brinde. Ao que virá após as reticências..."

2 comentários:

  1. Aqui neste entrelace "na teia da literatura" revive-se a força e audácia desses autores que fizeram a história.
    Sua Ode à literatura já caminha a passos largos.
    Sucesso!
    Elisabeth Pinto

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom celebrar a literatura com amigos. E isso inclui você.Bjs.

    ResponderExcluir

Qual sua personagem favorita? II

O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...