sábado, 8 de setembro de 2012

Rituais

                              O monge beneditino Anselm Grün em seu livro 50 rituais para a vida, destaca a importância dessas atitudes como lugar de encontro.
                              Pus-me a considerar como alguns escritores, seja em busca de inspiração ou mesmo como espaço de recolhimento, exercitam rituais na criação. Oscar Wilde, por exemplo, não saía de casa sem um caderninho de anotações. Alguma frase ou comentário, alguma situação ou incidente que acreditava pitoresco, anotava como tema para debates com amigos ou novos escritos. Ainda ele, à noite, contava histórias para os filhos antes que estes adormecessem. Alguns outros escritores contam que visitavam as cidades que serviriam de cenário para seus livros antes de confeccionarem os textos. Outros ainda fecham-se em um quarto ou na biblioteca pessoal para,no silêncio, aguardarem o amanhecer das palavras antes adormecidas. Rituais fazem parte de nós e trazem uma certa segurança em meio a tantas incoerências. Os amantes da arte buscam nos rituais este espaço onde o mundo descrente não tem vez; onde a fantasia se apropria do tempo e do espaço; onde existências imaginárias dançam livremente e oferecem um colorido inusitado ao cotidiano.
                               Um belo ritual para tranquilidade da mente é a leitura de uma página literária por dia. Que tal?

Um comentário:

  1. Excelente sugestão essa da leitura diária. É mesmo um excelente ritual de relaxamento.
    Bjs
    Elisabeth

    ResponderExcluir

Qual sua personagem favorita? II

O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...