sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Acerca da saudade

               Continuo refletindo sobre a saudade e Borges e chama a atenção para uma perspectiva nova para este sentimento: "a música, os estados de felicidade, a mitologia, os rostos trabalhados pelo tempo, certos crepúsculos e certos lugares querem dizer algo,ou algo disseram que não deveríamos ter perdido, ou estão prestes a dizer algo; essa iminência de uma revelação, que não se produz, é talvez o fato estético." (A muralha e os livros, 1950). Essa dor querida parece ser, assim, um gemido da arte para que nossa atenção se volte mais uma vez para o que ficou para trás. Mesmo tomados de emoção, exercitaríamos pela memória certo tipo de criação artística, observando agora o que poderia ter passado despercebido. Sonhando acordados, rememorando, fazemos arte.

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto Stella.
    Faz com que a saudade seja sentida de forma positiva, produtiva, menos sofrida.
    boa noite
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Elisabeth. Às vezes, relembro situações compessoasqueridasquejá se foram e penso em como não havia reparado naquele olhar ou naquele sorriso. Bjs.

    ResponderExcluir

Qual sua personagem favorita? II

O Rouxinol... O Rouxinol e a Rosa é um adorável conto infantil do querido Oscar Wilde. O pássaro tão cantado pelos poetas personifica um ve...